Clique e ouça ao vivo: A melhor qualidade de conexão, leve e audio pancada!!
Clique aqui e ouça ao vivo!!

Apoio da Emater a agricultores de Redenção dá maior visibilidade à produção local

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará acompanha os agricultores familiares na elaboração de projetos e atividades rurais

Por Admin

18/03/2024 15:43:19

Fonte: Agência Pará


Apoio da Emater a agricultores de Redenção dá maior visibilidade à produção local

Cerca de 3 mil produtores rurais que trabalham com a agricultura familiar são atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) no município de Redenção, localizado na região sul do estado. Por meio do Escritório Local, os agricultores recebem assistência técnica com ações de emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); elaboração de projetos; criação de associações e cooperativas. As atividades desenvolvidas incentivam a produção e refletem na visibilidade do trabalho dos agricultores na região.

Agricultora assistida pela Emater, Neiva Monari, de 65 anos, mora há 8 anos na Colônia Nova Conquista, em um rancho que leva o sobrenome da família. Na propriedade, ela cultiva frutas como limão, acerola, açaí, manga e tamarindo. Além da fruticultura, a produtora desenvolve a avicultura, a piscicultura e a criação de gado de leite para a produção de doces e queijo. Os alimentos produzidos são comercializados no município.

“A Emater sempre está presente realizando visitas com orientações, fazendo distribuição de mudas e a análise de solo e, ainda, promovendo 'dias de campo' com palestra. Tudo isso é importante para o nosso aprendizado e para a qualidade da nossa produção”, disse Neiva Monari.

               

Com o apoio da Emater, a Neiva e outros cerca de 300 agricultores familiares participaram da 4ª Edição do Quem Planta Colhe, fazendo a exposição de seus produtos. A Emater é responsável pela seleção dos agricultores.

           

O evento que foi realizado no Parque de Exposição Agropecuária de Redenção, no início do mês de março é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Aquicultura e apoio da Emater com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, promover a geração de renda e o aquecimento do comércio local. Além da feira que mobiliza Redenção e região com a presença de um público expressivo, a programação conta com palestras sobre o setor.

Os produtores participam em grupos representando as associações com a produção de seus alimentos. As Associações Nova Conquista, Campina Verde e Tupiacanga se destacaram nas decorações das barracas e foram premiadas. 

         

A Neiva compõe a coordenação da Associação Nova Conquista, que também recebe assistência técnica da Emater. A Associação participou pela primeira vez do evento comercializando uma variedade de alimentos como farinha, mandioca, milho, limão, polpas de frutas, entre outros.  O reconhecimento do esforço dos participantes veio com a premiação do 1º lugar, com o valor de mil reais pela melhor decoração da barraca.

                                         

“Foi maravilhoso participar do “Quem Planta Colhe”, expor nossos produtos. Esse evento é muito grande e serve de vitrine para apresentar nossos produtos aos visitantes e ganhar novos clientes”, destacou Monari.

“O sentimento é de dever cumprido quando a gente vê esses produtores tendo acesso às políticas públicas, melhorando a qualidade de vida, ganhando independência financeira, conquistando espaço no mercado por meio do incentivo dado pelo trabalho da Emater”, pontuou o chefe do Escritório Local de Redenção, Edilson Garcia. “Somos muito gratos a parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Aquicultura, o qual temos um Termo de Cooperação Técnica que possibilita que as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) possam ser intensificadas, como na participação do “Quem Planta Colhe”, que é um evento que abre espaço para o produtor e fortalece a agricultura familiar”, frisou Edilson Garcia.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater

Endereço

Caixa Postal: 074
Bairro: Centro
CEP: 68515-000
Parauapebas - PA

Contato

Email: administrativo@aqueridinhaderedencao.com.br
Telefone: (94) 99109-7878